-
Arquitetos: Studio 10
- Área: 136 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Chao Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na base da Montanha Shiyaling e próximo ao centro artístico da Vila de Pintura a Óleo Dafen, o Pavilhão de Sombras Pastéis foi projetado para atender aos visitantes do parque que praticam esportes e escaladas. Mais do que um banheiro público, ele se torna um local de descanso tranquilo para atletas e escaladores.
A propriedade é cercada por uma encosta verdejante de um lado e por uma estrada movimentada com tráfego de pedestres e instalações esportivas do outro. Há seis árvores majestosas que oferecem sombra e um canto de pássaros ao amanhecer. Para preservar a ecologia natural do local, fizemos um levantamento detalhado das árvores no início do planejamento. O projeto arquitetônico foi planejado ao redor dessas árvores, com os espaços funcionais localizados perto da estrada e dos edifícios adjacentes, para não prejudicar as árvores e seus pássaros. Um dossel cobre o pavilhão, conectando os diferentes espaços e sendo perfurado de forma a acomodar os galhos das árvores, formando beirais de formato natural. Voltado para a colina verdejante, o pavilhão oferece um espaço semi-externo tranquilo onde os visitantes podem descansar e apreciar a natureza.
Pias e bancos ao ar livre, feitos a partir dos troncos das árvores originais, convidam à interação e contemplação. Eles permitem que os visitantes desfrutem da paisagem montanhosa, ouçam os pássaros e a chuva, enquanto relaxam ou lavam as mãos.
Inspirado pelas sombras das árvores no local, o projeto incorpora esses padrões em seus telhados e fachadas. As sombras se manifestam através de claraboias e perfurações que, além de iluminar e ventilar os banheiros públicos, preservam e reinterpretam poeticamente a interação natural de luz e sombra do local. Isso permite que os visitantes vejam as copas verdes das árvores e que a luz e as sombras criem efeitos interessantes no interior. Esse efeito de sombra também é refletido em elementos menores, como o espelho da pia e as carcaças dos secadores de mão e dispensadores de papel toalha, espelhando o jogo dinâmico de luz e sombra do ambiente.
A estética do edifício, influenciada pelo patrimônio artístico da Vila de Pintura a Óleo Dafen, apresenta cores e texturas em tons pastéis neutros que evocam a essência das pinturas a óleo, integrando o pavilhão ao cenário verde e montanhoso ao redor.